Escola Gonçalves Dias
em Boa Vista - Roraima
Premio recebido da FUNcube da Holanda
KITs
battery tester, a morse phone, a signal finder and a lantern next to the name bands.
66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SAB - Sociedade Astronômica Brasileira
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 1. Astronomia
RADIOAMADORISMO NA ESCOLA - DISCUSSÃO DE TEMAS E APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO
Ícaro Arruda Arruda Freire de Souza - Estudante / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
Danilo de Lima Dedonno - Estudante / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
Leonardo Santos Diniz - Estudante / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
Raiane Dias de Souza - Estudante / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
Heila Antonia das Neves Rodrigues - Orientadora / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
INTRODUÇÃO:
O mundo está se tornando cada vez mais globalizado com o aumento das habilidades de se comunicar, a informação está se espalhando por todo o mundo a até rompendo barreiras terrestres, chegando ao espaço. Muitos países estão avançando rapidamente nessa Nova Corrida Espacial e outros cujo estão avançando vagarosamente, como o Brasil.
ARISS, um programa voluntário que inspira os alunos, em toda esfera educacional, a seguirem carreiras em ciência, tecnologia, engenharia, física, geografia e matemática através de oportunidades de comunicação de radioamadores com a Estação Espacial Internacional (ISS) com a tripulação em órbita. ARISS é um grupo de trabalho internacional, composto por delegações de nove países, incluindo vários países da Europa, assim como Japão, Rússia, Canadá e EUA. Nesse projeto foi abordado o modo que ocorreu às aulas das diversas disciplinas, e como foi o contato dos alunos, do Instituto Federal de Roraima e da Escola Estadual Gonçalves Dias, com a Estação Espacial Internacional, sob a orientação do Radioamador Paulo Costa Leite e supervisão da Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O Projeto ARISS de criação da Agência Espacial Norte Americana(NASA), tem como objetivo inspirar alunos para seguirem carreiras em áreas tecnológicas, engenharias, geografia. Possuiu como foco oportunizar alunos de ensino fundamental e médio para falar via uma estação de radioamador e aprender como funciona o sistema de rádio entre outros assuntos contidos nas disciplinas de física e geografia.
MÉTODOS:
Para a realização do projeto ARISS foi necessário um agendamento, no nosso caso sendo a quinta vez em que estudantes realizam contato com um astronauta em plena Estação Espacial Internacional, para a efetivação do contato, o radioamador Paulo Leite, estabeleceu contato por aproximadamente dois anos com a NASA, até que em setembro de 2013 foi dado à ele o direito de realizar o projeto em Roraima, planejou-se nove aulas preparatórias para o contato incluindo conhecimentos sobre geografia, física e radioamadorismo; Sendo a última aula destinada a testes e simulações de como seria o contato no dia planejado. Posteriormente, os alunos foram convidados e selecionados a participar do projeto e das reuniões que aconteceriam às quintas-feiras na Escola Gonçalves Dias para abordar os temas planejados e pré-selecionados pelos professores de Geografia, Física e o radioamador de Roraima, Paulo Leite. Foram aulas teóricas e práticas que abordaram diversos assuntos estudados em sala de aula, como orientação espacial, escalas, globalização, comunicação, leitura de mapas, fenômenos espaciais, Efeito Doppler, comprimento e velocidade de onda, grandezas, previsões, montagem de antena, frequências, uso de GPS e bússola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O contato via satélite com os astronautas na ISS, fomentou as práticas pedagógicas de integração da comunidade e inovação nas práticas de ensino, à medida que fez uma sintonia dos tratamentos metodológicos, misturando os conhecimentos disciplinares com o desenvolvimento de competências gerais, envolveu o aprendizado dos assuntos teóricos estudados em sala de aula com conhecimentos práticas tendo como consequência a percepção da aplicabilidade desses conteúdos na vida prática e a sua importância para o surgimento de novas tecnologias.
Para se obter êxito na execução do projeto, foi preciso a contribuição da comunidade em geral que manifestou interesse em contribuir para tal ação, os alunos aprenderam as diversas maneiras de empregar os conhecimentos de sala de aula com atividades práticas da vida real, e principalmente em relação às atividades realizadas pela Agência Espacial e tudo envolvida a ela, como as pesquisas e o funcionamento dos voos espaciais gerando uma integração entre os alunos, os professores e os conteúdos de sala de aula.
CONCLUSÕES:
Dado o exposto, conclui-se que o projeto possibilitou aos alunos aprenderem sobre a vida a bordo da ISS e explorar a terra do espaço por meio de atividades de diversas áreas do conhecimento escolar. O programa ARISS ofereceu oportunidades para a comunidade escolar (alunos, professores, famílias e moradores locais) para tornar-se mais conscientes dos benefícios substanciais de voos espaciais tripulados, exploração e descoberta que ocorrem em viagens de voo espacial junto com a aprendizagem sobre as tecnologias e o radioamador. Sabendo que com a evolução dos meios de comunicação e as formas desta criou-se uma perspectiva de que o Brasil pode sim continuar avançando na Nova Corrida Espacial. Não apenas favoreceu o aprendizado sobre a Estação Espacial, como possibilitou também a quebra das barreiras entre os conhecimentos de sala de aula e as aplicações práticas das mesmas, servindo para dar embasamento prático e proporcionando maior acúmulo de conhecimento.
Participação em eventos
Home 
Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão
LABRE RORAIMA