Atualizado em 23dez2022
REGULAMENTAÇÃO
 
O Regulamento do Serviço de Radioamador foi aprovado pela Resolução nº 449, de 17/11/2006.
 
A atribuição/destinação das frequências e a aprovação do regulamento do uso destas pelo Radioamador está na Resolução nº 697, de 28/08/2018.
 
As características básicas, o plano de faixas e a canalização estão no Ato nº 9106, de 22/11/2018.
 
O Regulamento de Uso do Espectro Radioelétrico se aplica ao Radioamador e a todos os serviços que utilizam espectro de radiofrequências, tendo sido aprovado pela Resolução nº 671, de 3 de novembro de 2016.
 
O Regulamento sobre a Avaliação da Exposição Humana a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos se aplica a qualquer estação transmissora de telecomunicações, e foi aprovado pela Resolução nº 700, de 28 de setembro de 2018
 
Radioamadorismo
Compartilhe:  Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitterlink para Copiar para área de transferência
Publicado em 04/02/2015 15h51 Atualizado em 05/07/2022 17h28
Bem vindo ao radioamadorismo! aqui você irá descobrir que a técnica, o hobby, a paixão e as telecomunicações se encontram.
 
 
O SERVIÇO RADIOAMADOR
 
O Serviço Radioamador é o serviço de telecomunicações aplicável ao radioamadorismo. O objetivo principal do serviço é a instrução técnica, intercomunicação e investigações técnicas, contudo, o radioamadorismo vai muito além dos serviços de telecomunicações. É considerado o laboratório de telecom, onde muitas das pesquisas e projetos se iniciam. É assegurado ao radioamador a experimentação, a investigação técnica e até mesmo a fabricação de seus próprios equipamentos. O radioamador, operador habilitado para executar o serviço, passa por avaliação a fim de atestar a capacidade técnica mínima necessária ao ingresso na atividade e assegurar os preceitos técnicos e diretrizes de telecomunicações.
 
Entre as diversas atividades praticadas pelo radioamador no desempenho das telecomunicações, temos as investigações técnicas, exploração de novas tecnologias, intercomunicação, desenvolvimento de novos projetos, expedições, interação e colaboração com a sociedade, operações de segurança e mitigação de risco à vida, defesa civil, concursos e contestes, formação de redes de radioamador com voz e dados, radiolocalização e muito mais.
 
Frequentemente se ouve falar do Radioamador quando os demais meios de telecomunicação falham. Isso inclui calamidades públicas, eventos relacionados a segurança da aviação, auxílio as telecomunicações, etc. O radioamador é a última linha de telecomunicação, sendo considerado até pelos militares como recurso de segurança nacional.
 
O radioamador é um entidade tecnicamente capacitada, e avaliada para tal. Em sua busca incessante por sucesso, leva seus equipamentos ao limite do desempenho, coletando cada gota de performance que conseguir atingir. Isso o torna quase um profissional! Se você estiver tendo problemas com telecomunicações, pergunte a um radioamador. Ele certamente saberá o que fazer.
 
Por definição, o Serviço Radioamador é um serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.
 
Assista um excelente passo a passo
Home 
Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão
LABRE RORAIMA