Sabemos que vários colegas radioamadores estão a desenvolver atividades em escolas e junto aos escoteiros.
Mas, temos um grande percentual que tem potencial para este fim, e que não sabe por onde começar. Melhor, como ter acesso à escola?
Qual a proposta?
Como o radioamador pode apresentar um projeto que aos olhos da equipe pedagógica da Escola seja viável ao processo ensino-aprendizagem.
Não temos nenhuma receita pronta. E cada caso pode ser bem diferente a depender do conhecimento das partes envolvidas.
 
Entretanto, acreditamos que:
 
Se você tem algum amigo professor isso irá ajudar na abordagem com outros professores.
Mesmo que ele não seja da escola a qual deseja desenvolver sua atividade, ele pode possibilitar uma entrada mais suave e certamente a equipe da escola já dará uma atenção para seu projeto;
 
Caso não tenha nenhum conhecido, ainda sim é possível. Procure  saber se a escola tem e aceita voluntários. Muitas escolas tem este programa junto aos pais de alunos. Isso facilitará sua apresentação. E posterior mostrar o projeto radioamadorismo na escola.
Uma iniciativa é também verificar em sua vizinhança os pais dos alunos de seus filhos ou de amigos no mesmo bairro. Pode-se já adiantar em conversa com pais de alunos e já mostrar o que pode ser desenvolvido. E o quão importante será aliar a prática que o radioamador tem, em muitos fenômenos de física, química e geografia... Principalmente.
 
Podes também mostrar o vídeo que está no MENU esquerdo que tem o Ministro da Ciência e Tecnologia. Lá ele menciona os radioamadores.
 
Neste sentido, alinhar com o(s) pais um encontro com a equipe da Coordenação Pedagógica da Escola. E acreditando que terás sucesso, dependendo das conversas.... Quem sabe, mostrar algo interessante em uma reunião de pais na escola.
 
Em princípio é sempre bom conhecer o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola. Lá será certo que o radioamador encontrará onde sua atividade se encaixará. E será relevante para o Coordenador(a) Pedagógico(a) que você tem conhecimento do que deseja fazer.
Podes então dizer... Como conseguir o PPP, várias escolas têm sites...E muitos deixam publicado. Mas, qualquer pai pode solicitar uma cópia. E você terá acesso.
 
Uma boa entrada é realizar um projeto interdisciplinar. As escolas estão motivadas a intercambiar várias disciplinas.... E o radioamadorismo é excelente para isto.
No contato com a equipe da coordenação da Escola, procure  conhecer os professores das áreas que você tem mais afinidade com seu projeto. Em escolas do Ensino Médio, é bem certo que Física  e Geografia serão de longe as mais sugeridas. Sem, dispensar todas as outras.
Diante das sugestões poderás apresentar a estes professores sua proposta e adiantar como irá interagir com o conteúdo aplicado em sala de aula. Daí mesclar as teorias com as práticas em laboratório ou mesmo em sala tradicional.
 
Se você não tem experiência com o conteúdo ensinado, solicite o conteúdo dos professores e estude como poderá interagir e ser útil no aprendizado.
Desnecessário dizer de sua responsabilidade a partir do início do processo. Pois, é uma avaliação constante. As pessoas estarão avaliando se valerá a pena. Você naquele momento estará também representando o radioamadorismo. E isso devemos levar em consideração.
Minha sugestão que prepare algo que chame atenção dos jovens. Para atrair sua atenção. E conquistá-los com situações que serão surpresa para eles.
Claro que você poderá levar seu rádio e mostrar um comunicado e fazer com eles também participem.... Isto será chamativo! Uma sugestão, informe que isso irá acontecer, mas, que eles precisam saber como isso acontece.... (Processo)
Daí se o assunto do professor de Física for Ondas... Você entra com Ondas Eletromagnéticas.
Já é um ótimo começo. E dará no mínimo 2 ou 3 aulas mesclando com o professor titular.
 
Enfim, daí abre-se um leque de várias vertentes que pode-se explorar.
 
Muitas vezes, uma turma tem sempre aqueles alunos mais dispersos...Uma conversa sem fim com os demais...e lá no fundão... “O atrapalha a turma”.... Pegue-o para ser seu monitor.... O que irá ajudar a fotografar sua atividade, o que irá segurar suas amostras.... Coloque-o em evidência... Isso geralmente resolve.
Filme tudo, fotografe ou solicite que o faça. Essencial para divulgar o que estás a fazer.
 
Em 2008 quando comecei esta iniciativa (link do vídeo abaixo) coloquei em evidência muitas coisas que fazemos como radioamador. E isso não foi bom. Percebi, que ficou muito pulverizado o aprendizado e o aproveitamento diminui. Você perde um pouco o foco e perde muita energia.
Minha sugestão é que você acompanhe sempre o conteúdo aplicado em sala e logicamente naquilo que você domina.
 
Você pode realizar apresentações ou projeto de meses na escola. Uma aula na semana ou a critério do andamento/dinâmica do conteúdo. Como uma apresentação única é válida. Você pode combinar com o professor orientador de tecnologia ou o Coordenador(a) Pedagógico(a) uma apresentação em auditório, caso não tenha, pode ser no pátio da escola.
Nas apresentações em escolas eu evito focar no que é o radioamadorismo e seu objetivo segundo a legislação etc.... O Tempo é curto. Prefiro no meio da palestra informar que isso/aquilo somente consegui aprender sendo radioamador.... Mas, cada caso é um caso. E o radioamador saberá com o tempo escolher a melhor metodologia aplicável.
 
Em caso ser a primeira vez que irás apresentar, sugiro convidar outro radioamador para ajudar com mais segurança no assunto abordado. Isso trará mais tranquilidade e o assunto fluirá melhor.
 
Por fim, acredite que você pode fazer a diferença em sua comunidade. Ao menos fazer com que aquele grupo da palestra ou do projeto percebeu que você como radioamador conseguiu somar e ser uma referência útil. E se em cada estado tivermos uma atividade, um evento, isso certamente mudará o conceito. Em diversos ângulos do conhecimento.
 
Lembremos que, um palito conseguimos quebrar fácil,mas, reúna  27, e tente!
 
Tenho consciência que vários colegas têm suas experiências e muito a contribuir.
Vamos compartilhar!
 
https://youtu.be/IT0oHR4hh98
 
73  de Paulo PV8DX
Radioamadorismo na Escola
Home 
Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão
LABRE RORAIMA